Fomento Paraná e Sebrae reúnem agentes de crédito de todo o Estado no fim do mês

Publicado em: 17/11/2021 17:40 | Fonte/Agência: Sala do Empreendedor | Autor: Rita Vicente

Foz do Iguaçu vai sediar o Encontro Estadual de Agentes de Crédito promovido pela Fomento Paraná e Sebrae/PR, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, com a participação de 250 agentes que atuam em municípios de todas as regiões do Estado.

O objetivo do encontro é promover a integração da rede de agentes, motivar e proporcionar a conexão de boas práticas do programa de microcrédito para a melhoria da competitividade dos pequenos negócios, especialmente na retomada da atividade econômica pós-pandemia.

De acordo com o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, a integração da rede com as equipes de Mercado e Operações do Setor Privado da Fomento Paraná visa capacitar e motivar os agentes de crédito a operar ainda mais com as linhas de microcrédito da instituição.

“O encontro é uma oportunidade de troca de experiências e a apresentação de casos de sucesso sempre funciona como impulso aos demais agentes, para colocar as nossas linhas à disposição dos empresários, para que a gente ajude a manter e expandir negócios no Paraná”, afirma Neves. “Temos uma grande motivação e um grande entusiasmo em estar reunidos com essa rede em um momento muito bom de integração. Entusiasmo também ao poder fazer o reconhecimento do trabalho dos agentes na atividade de oferta de crédito, que é muito importante para manter negócios, expandir, gerar empregos e tributos”.

“Os agentes têm um papel fundamental no acesso e aplicação do crédito. Especialmente neste período em que os empreendedores dependeram de crédito para sobreviver aos desafios da crise da pandemia, a orientação, a condução profissional neste sentido dentro dos munícipios, foram ainda mais significativas para a economia do Paraná”, destaca Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.

Encontro Estadual de Agentes será composto de palestras, apresentações e painéis abordando desde o cenário econômico e o papel do microcrédito na retomada da economia paranaense, a temas do dia a dia dos agentes de crédito, como a importância da comunicação e o papel do agente de crédito como elenco de transformação da sua realidade.

“Também vamos abordar temas que vão lidar com o comportamento, falando de propósito, engajamento e liderança”, informa o gerente de Mercado da Fomento Paraná, Luciano Martins, um dos coordenadores de atividades do encontro.

ATUAÇÃO – A Fomento Paraná possui mais de 380 agentes de crédito atuando em 283 prefeituras diretamente, por meio de secretarias municipais de desenvolvimento, ou nas agências do trabalhador e salas do empreendedor do Sebrae.

Os agentes de crédito são responsáveis pelo contato direto com os empreendedores nos municípios para orientar a elaboração dos projetos de financiamento e encaminhar à Fomento Paraná e fazer o acompanhamento das propostas de microcrédito – valores até R$ 10 mil para pessoa física e até R$ 20 mil para pessoa jurídica (MEI e microempresas). Os recursos são destinados a atividades empreendedoras, para iniciar, manter ou ampliar negócios.

Nos últimos dez anos a rede de agentes contribuiu para a contratação de mais de R$ 470 milhões em crédito que beneficiaram 44.437 estabelecimentos. Atualmente a carteira ativa de microcrédito, que soma os valores em circulação na economia, está em torno de R$ 285 milhões, entre recursos da Fomento Paraná e do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), que ajudam a movimentar negócios e a manter ou criar novos empregos.

Além de crédito novo, os agentes de crédito participam da gestão da carteira de clientes nos municípios. “Estamos estimulando os agentes a ofertar aos clientes a possibilidade de renegociação de contratos como um benefício importante para ajudar o empreendedor que eventualmente esteja em dificuldade a permanecer com as contas no azul”, destaca Luciano Martins.

“A regularidade das contas com o sistema financeiro, o comércio, os bureaus de crédito e os cadastros estadual e federal, ajudam também a participar programas municipais de compras públicas, que estão se multiplicando pelo Estado e são excelentes oportunidades para micro e pequenas empresas”, completa.

PRÊMIO ESTADUAL DE MICROCRÉDITO – Um dos destaques da programação será no dia 24, com a entrega do Prêmio Estadual de Microcrédito Fomento Paraná e Sebrae 2021. O prêmio é um reconhecimento aos municípios com melhor desempenho em volume de operações de microcrédito, índice de inadimplência, entre outros critérios.