Alunos da APAE de Pranchita visitam Paço Municipal e defendem permanência das Escolas de Educação Especial
Na manhã desta semana, os alunos da APAE de Pranchita, acompanhados por seus professores, pedagoga e técnicos, realizaram uma visita ao Paço Municipal. Durante o encontro, conheceram alguns departamentos da Prefeitura, além do gabinete do prefeito municipal.
A visita também teve um caráter especial: os alunos e educadores trouxeram uma reivindicação em defesa das Escolas de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial, mantidas pelas APAEs e entidades coirmãs em todo o Paraná.
Atualmente, o Supremo Tribunal Federal (STF) discute a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796, que questiona a matrícula de pessoas com deficiência nessas instituições, defendendo que todos os estudantes estejam apenas em classes comuns.
Por outro lado, especialistas, famílias e profissionais da área ressaltam a importância do direito de escolha, garantido por leis estaduais que tornaram o Paraná referência nacional no atendimento especializado. Essa legislação assegura que cada família ou pessoa com deficiência possa decidir entre a escola comum ou a escola especial, de acordo com suas necessidades e especificidades.
As APAEs reforçam que não são inimigas da inclusão, mas parte de um sistema educacional inclusivo que respeita a diversidade, assegura atendimento adequado e oferece alternativas para que nenhum estudante fique para trás.
A Administração Municipal recebeu os alunos com carinho e respeito, e reiterou seu posicionamento contrário à ação que busca o fechamento das instituições, reafirmando seu apoio à permanência das APAEs e ao direito de escolha das famílias.