Leitos de saúde mental no Hospital de Pranchita

Publicado em: 04/09/2023 11:16

No dia 31 de agosto de 2023, estiveram presentes na Fundação Hospitalar de Pranchita Ana Letícia Pinto, Chefe da Divisão de Atenção e Gestão a Saúde da 8ª Regional, bem como representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e um Profissional da Secretaria de Estado do Hospital Zona Sul de Londrina para uma importante ação relacionada a solicitação e credenciamento de implantação junto ao Ministério da Saúde dos leitos de saúde mental no Hospital de Pranchita. Os leitos estão em fase de implantação, estão sendo organizadas questões estruturais e administrativas bem como a organização e gestão do fluxo e da regulação dos leitos e como isso vai ser realizado assim que forem implantados para que em breve esses leitos possam ser disponibilizados e assim qualificando a atenção de saúde da região. O Estado do Paraná tem trabalhado com a microregionalização com os hospitais de pequeno porte, e hoje estamos trabalhando com Pranchita na missão da Saúde Mental pois existe um vazio assistencial na nossa região. A Secretária de Saúde do Município de Pranchita Cleci Bitencourt ressaltou a importância de ter esses Leitos e esse olhar do Estado para o Município. "Essa implantação está sendo trabalhada a mais de três anos em relação a abertura desses leitos, que vão trazer benefícios não só para a população de Pranchita, mas também para a população de todos os municípios que abrangem a 8ª Regional de Saúde". Elerson Lange, Diretor Superintendente da Fundação Hospitalar da Fronteira ressaltou que a vinda dos oito leitos de Psiquiatria e uma virada de chave para a Saúde Pública do Município, e da região. Hoje o treinamento é uma das várias etapas que vão englobar este processo. A Fundação Hospitalar está em plena reforma, mais de mil metros quadrados serão reformados em ritmo acelerado, que ocorrem em três etapas.