Secretaria de Educação de Pranchita adquire gêneros alimentícios da Agricultura Familiar local através do PNAE

Publicado em: 20/07/2023 13:21 | Fonte/Agência: Sala do Empreendedor | Autor: Rita Vicente

A Secretaria de Educação do município de Pranchita aplicou recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em gêneros alimentícios produzidos na Agricultura Familiar local para abastecer alunos da rede municipal. Esta ação ocorreu por meio de um Chamamento Público nº 06/2022, resultado do Processo de Licitação na Modalidade Processo Inexigibilidade Nº 06/2022, nos termos da Lei n.º 10.520/2002 e 8.666/93.

O cardápio é elaborado pela nutricionista Laura Nora Pilatti e ela menciona “A alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, contribui para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar.” O Secretário da Educação Valdecir Legramante complementa: “Com o programa de alimentação escolar, a Secretaria de Educação tem o objetivo de atender às necessidades nutricionais dos alunos matriculados na rede municipal no período em que permanecem na escola, além de contribuir para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e respeitar a cultura alimentar e vocação agrícola.”

A Administração Municipal, portanto, está comprometida com um cardápio de qualidade. Isso fortalece a Agricultura Familiar possibilitando uma produção planejada de modo sazonal, com garantia de comercialização e bons preços. Ressalta-se que, com a produção próximo às escolas, diminui o teor químico de conservação contribuindo para produtos mais saudáveis. Entre as vantagens estas compras auxiliam no desenvolvimento social e econômico das famílias rurais.

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) presta contas dos recursos aplicados à merenda escolar. Do valor recebido pelo PNAE, 30% deve ser aplicado na compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar ou de suas organizações e isto ocorreu de modo satisfatório. O Município investiu em produtos locais na merenda escolar R$ 514.962,06 mais recursos federais de R$ 64.403,00 somando um total de R$ 577,410,43.

Na foto, Associadas da Fábrica do Agricultor “Verdadeiro Sabor Colonial” da Linha São Roque, Nutricionista Laura Nora Pilatti e a Pedagoga da Creche Municipal CMEI Brincar e Aprender Elizete Salvador.