Nota de Esclarecimento

Publicado em: 26/04/2018 09:02 | Fonte/Agência: Assessoria | Autor: Assessoria

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde de Pranchita esclarece que, os boatos que estão rodando de que existe uma nova gripe por um novo vírus (H2N3), não e verdade. O Ministério da Saúde lançou um documento esclarecendo que é fake News, não existe vírus H2N3 no Brasil.
Os vírus da influenza que atualmente circulam no Brasil são da Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e influenza B. A Vacina contra gripe, cuja campanha inicia nesta segunda-feira dia 23 de abril, protege contra estes três tipos de vírus.
Qualquer duvida da população estamos a disposição na Secretaria de Saúde.
Pedimos desculpas por essas informações inverídicas que estão circulando.
Att.
Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica.

Ministério da Saúde esclarece: É fake news! Não existe vírus H2N3 no Brasil
Publicado: Quinta, 12 de Abril de 2018, 13h36 | Última atualização em Quinta, 12 de Abril de 2018, 13h36 | Acessos: 681
Áudio que circula nas redes sociais e aplicativos de smartphones propaga informações inverídicas. O Brasil possui uma rede de unidades sentinelas para vigilância da influenza em todos os estados
O Ministério da Saúde informa que não existe uma cepa “H2N3” de vírus da influenza no Brasil. Essa é uma informação inverídica que está circulando nas mídias sociais. Os vírus de influenza que atualmente circulam no Brasil são o influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. A vacina contra gripe, cuja campanha inicia no segunda quinzena de abril, protege contra estes tipos de três vírus.
O Ministério da Saúde se mantém vigilante quanto à circulação de vírus influenza no Brasil. O país possui uma rede de unidades sentinelas para vigilância da influenza, distribuídas em serviços de saúde em todas as unidades federadas. Com esta rede é possível monitorar a circulação do vírus influenza por meio da captação de casos de síndrome gripal (SG) e síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
Em 2018, até 07 de abril, foram registrados 286 casos de influenza em todo o país, com 41 óbitos. Do total, 71 casos e 12 óbitos foram por A/H3N2. Em relação ao vírus A/H1N1pdm09, foram registrados 116 casos e 16 óbitos. Ainda foram registrados 52 casos e 6 óbitos por influenza B e os outros 46 casos e 7 óbitos por influenza A não subtipado. Em 2017, o vírus influenza A/H3N2 foi predominante no Brasil durante a sazonalidade e foram registrados 2.691 casos e 498 óbitos por influenza; até a SE 14 de 2017 haviam registrados 344 casos de influenza no país, com 59 óbitos.
TIPOS DE INFLUENZA
O vírus influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Uma pessoa pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução autolimitada. Porém, em alguns casos, pode evoluir para uma forma grave. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública, não estando relacionada com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Fonte: Portal da Saúde